PROJETO

IRÊ AYÓ

O que é o Projeto Político Pedagógico Irê Ayó?

É verdade que o empenho desta pesquisa de mestrado e até o doutorado na Faculdade de Educação da UFBA, no Terreiro e no Ilê Axé Opo Afonjá desde 1986 foi, antes de tudo o meu sonho e projeto de vida que teve seu inicio no Subúrbio ferroviário, mais precisamente em Paripe na Escola Joana D’Arc.

 

O estudo consistiu em escutar, vivenciar e compreender o pensamento africano recriado nos terreiros e bairros negros.Isto implicou ainda na compreensão dos acontecimentos cotidianos e de como estes afetaram a mim mesma, a formação das educadoras da Escola Eugenia Anna, as crianças e a comunidade Afonjá.

 

A compreensão se estabeleceu como reflexão teórica para uma epistemologia contemporânea orientando o estudo que me conduziu aos fundamentos de uma pesquisa participativa, uma pesquisa ação e um encontro significativo com a abordagem autobiográfica, o pensamento africano e sua abrangência na construção do Projeto Político Pedagógico Irê Ayó, sua realização e ressonâncias.

Fotos

Registro de momentos importantes do Projeto Político Pedagógico Irê Ayó.

Alunos da Escola Joana D'arc.

Contribuição importante da Prof. Viga Gordilho Escola de Belas Artes da UFBA.

A secretária Dirlene Mendonça assina convênio para o Projeto Politico Pedagógico Ire Ayó e municipalização da Escola Eugênia Anna.

Contribuição importante da Prof. Viga Gordilho Escola de Belas Artes da UFBA.

Notícias em Jornais

Registro de momentos importantes do Projeto Político Pedagógico Irê Ayó.